Origem e Desenvolvimento do Airbag
O airbag, como muitos outros inventos, tem a sua origem na indústria aeroespacial, remontando, possivelmente, à II Guerra Mundial. Nessa altura, usavam-se roupas de sobrevivência que se enchiam de ar para proteger os pilotos durante um impacto e, em certos casos, até para flutuar na água.
Hoje, o airbag é um dispositivo de segurança passiva, presente em qualquer automóvel, a tal ponto que já mal nos damos conta da sua existência – embora, claro, desejemos nunca ser obrigados a comprovar a sua eficácia.
O airbag é uma bolsa inflável que se expande a uma velocidade impressionante, protegendo os ocupantes ao reduzir o impacto contra partes rígidas do veículo, como o volante ou as portas. Ele faz parte do sistema de segurança passiva, ativando-se automaticamente em caso de acidente.
Décadas de 1950-1960: os primeiros passos
- 1951: O engenheiro John W. Hetrick, ex-oficial da marinha dos EUA (Estados Unidos da América), é frequentemente reconhecido como o pioneiro do airbag. Hetrick teve a ideia enquanto conduzia, (dizem), e imaginava um sistema que protegesse os ocupantes, semelhante a um travesseiro inflável. Ele patenteou a sua invenção em 1953.
- 1952: O engenheiro Allen K. Breed, da American Safety Equipment, desenvolveu um sistema semelhante, com base no uso de infladores para criar uma “almofada” protetora. Breed é muitas vezes associado à invenção do airbag de série.
- Durante esta década, General Motors (GM), Ford e Daimler começaram a investigar o conceito, embora com resultados ainda imaturos.
Década de 1970: testes e avanços
- Durante os anos 70, os primeiros protótipos começaram a surgir, mas eram grandes, complexos e caros. O foco ainda estava nos cintos de segurança, considerados a principal forma de proteção.
- O Oldsmobile Toronado 1971 foi o primeiro carro comercializado com airbags, embora em pequena quantidade (1.000 unidades) e com custos elevados (250 dólares extra), provocando um nível de ruído além do esperado.
- A Ford também testou o conceito, com o projeto do Ford Safety Car, em colaboração com a Universidade de Yale.
- Em 1970, a NHTSA (National Highway Traffic Safety Administration – Administração Nacional de Segurança no Trânsito nas Estradas) determinou que os carros deveriam ter um sistema de segurança passiva desde 1974, mas os airbags não se mostraram totalmente eficazes, o que atrasou a sua implementação até 1976.
Década de 1980: a consolidação da segurança
- 1981: A Mercedes-Benz foi uma das pioneiras ao introduzir o airbag de série no S-Class (W126). A partir daí, o airbag começou a ser adotado por outras marcas, com a Ford a reintroduzi-lo nos seus modelos em 1984.
- 1987: A Chrysler foi a primeira a disponibilizar o airbag de série, tornando-o acessível em veículos de massas.
Década de 1990: Autoliv e Volvo, marcas incontornáveis na segurança rodoviária
A Autoliv, especializada em sistemas de segurança automotiva, desempenhou um papel crucial na evolução do airbag, tornando-o mais acessível e tecnologicamente avançado.
A Autoliv nasceu da fusão de uma empresa sueca e de uma empresa americana em 1997 e iniciou a sua atividade como fornecedora de airbags para empresas como Chrysler e Ford. A empresa foi responsável pela criação de airbags duplos, expandindo a proteção para motorista e passageiro.
A Autoliv desenvolveu também os airbags laterais e de cortina, fundamentais para a proteção contra impactos laterais, uma das maiores causas de lesões graves.
Em 1994, a Volvo introduziu o primeiro airbag lateral (ou de cortina) no seu modelo 850.
1996 marcou a introdução do airbag de joelho nos modelos Kia Sportage e Toyota Avensis, tecnologia que se generalizou nos anos seguintes. Desde 2003, a Euro NCAP (European New Car Assessment Programme – Programa Europeu de Avaliação de Novos Automóveis), (organização de avaliação de veículos), exige a presença do airbag de joelho para conceder 5 estrelas de segurança a um automóvel.
Anos 2000: inovações e expansão à escala global
Durante os anos 2000, o airbag tornou-se mais sofisticado, e a Autoliv continuou a liderar o desenvolvimento de novas tecnologias.
A empresa desenvolveu airbags de joelho e airbags para peões, que, instalados no capô e no para-choque, são ativados em caso de atropelamento, reduzindo os danos aos peões.
A Autoliv também aprimorou a tecnologia de sensores, que agora ajustam a ativação dos airbags conforme a gravidade do impacto, tornando o sistema mais eficaz.
Em 2008, a empresa começou a oferecer airbags laterais mais sofisticados, cobrindo áreas maiores e aumentando a segurança em acidentes laterais e intrusão no veículo.
A oportunidade de testemunhar ao vivo parte deste trabalho, durante a minha participação no 8th Course of Injuries and Biomechanics em Gotemburgo, em 2023, foi um momento inesquecível e uma grande fonte de inspiração para esta pesquisa.
Impacto do Airbag na Segurança Rodoviária
O airbag, que evoluiu ao longo de várias décadas, tem contribuído significativamente para a redução de mortes e ferimentos graves em acidentes de trânsito. Estudos da NHTSA (National Highway Traffic Safety Administration – Administração Nacional de Segurança no Trânsito nas Estradas) apontam que o airbag pode reduzir o risco de morte em colisões frontais em até 30%.
Curiosidades sobre o Airbag
- Nos EUA, o airbag é obrigatório em todos os carros novos desde 1998.
- Na Europa, a obrigatoriedade começou em 2007.
- No Brasil, o airbag foi obrigatório apenas a partir de 2014, com o Fiat Tipo sendo o primeiro modelo fabricado com esse dispositivo, em 1996.
Conclusão
A história do airbag é uma fascinante jornada de inovação, que envolveu engenheiros visionários e grandes empresas. A Autoliv desempenhou um papel fundamental nesse processo, tornando os airbags mais acessíveis e eficazes, ajudando a salvar vidas e a tornar as estradas mais seguras.
Observações Finais:
- O airbag pode, paradoxalmente, causar lesões graves no condutor se não for utilizado corretamente. A distância mínima recomendada do rosto ao volante é de 25 cm, e deve-se evitar colocar as mãos no centro do volante ou usar acessórios como anéis e relógios, que podem ser perigosos em caso de ativação do airbag.
- Quando transportar uma criança no banco dianteiro, contra o sentido da marcha, lembre-se: desligue o airbag!
- O airbag é um dispositivo pirotécnico que necessita de revisão periódica. Ele tem uma vida útil de cerca de 10 anos, e falhas eletrónicas podem impedir a sua ativação em caso de acidente. Por isso, é essencial fazer a manutenção regular deste sistema de segurança.