+351 220 120 945

Bem-vindo(a)!

Células estaminais do cordão umbilical

O que são células estaminais?

As células estaminais são os constituintes do nosso corpo. Elas têm o potencial de se autorrenovar, multiplicar e de se desenvolverem noutros tipos de células. Ao serem essenciais para o crescimento natural e reparação do corpo ao longo das nossas vidas, as células estaminais podem tornar-se células do sangue, coração, ossos, pele, músculos, cérebro e todos os tecidos que nos compõem. Existem diferentes fontes de células estaminais, no cordão umbilical do bebé podemos encontrar dois tipos de células, as hematopoiéticas, presentes no sangue do cordão umbilical e as mesenquimais, presentes no tecido do cordão umbilical.

Células Estaminais Hematopoiéticas (HSCs)
São as células do sangue do cordão umbilical, estas podem ser convertidas em todos os outros tipos de células do sangue, ou seja, glóbulos vermelhos e brancos. O sangue do cordão umbilical é utilizado de forma rotineira como fonte de HSCs por muitos centros de transplantes por todo o mundo, e pode de momento ser utilizado para tratar mais de 80 doenças, incluindo leucemia, linfoma, talassemia, anemia falciforme e muitas outras doenças do sangue.

As Células Estaminais Mesenquimais (MSCs)
São as células estaminais encontradas em elevadas concentrações em tecidos sólidos tais como no tecido do cordão umbilical, dentes e tecido adiposo. Têm a capacidade de produzir células de tecido conjuntivo, por exemplo gordura, osso e cartilagem. Foi demonstrado ainda que reabilitam pele, fígado e células nervosas lesionadas no corpo.

Porquê armazenar células estaminais?

Estão constantemente a ocorrer avanços médicos, alargando o uso potencial das células estaminas a tratamentos médicos regenerativos para além nos nossos atuais horizontes. As células estaminais podem em breve tornar-se a base para o tratamento de doenças tais como a Doença de Parkinson, Diabetes, Insuficiência Cardíaca, Paralisia Cerebral, Doença Cardíaca e uma variedade de outras doenças crónicas. Armazenar as suas células estaminais para uso futuro pode ser uma das suas melhores decisões.

Como podem as células estaminais ser usadas?

O tratamento com células estaminais é uma das mais excitantes fronteiras da ciência médica. As células estaminais podem no futuro vier a ser usadas para tratar uma variedade de doenças para as quais não existe de momento curas ou tratamentos eficazes. Ao contrário dos medicamentos que podem ser utilizados para reduzir a probabilidade de uma doença ocorrer, limitar a progressão de uma doença e gerir os sintomas de uma doença, as células estaminais podem ser utilizadas, de forma isolada ou em associação com biomateriais, para regenerar o tecido danificado como resultado de danos ou lesões. Ao preservar as suas células estaminais pode maximizar a sua capacidade de tirar proveito dos últimos desenvolvimentos terapêuticos e avanços científicos.

Para mais informações, não hesitem em nos contactar:

Reload captcha