Bicos de silicone
1)Os bicos de silicone protegem os mamilos?
Não! Na verdade, este é mito.
2)Os bicos de silicone são importantes para quem tem mamilos rasos ou invertidos?
Não! Não há mamas imperfeitas e, na realidade, o bebé não necessita de um bico para conseguir mamar. O que o bebé precisa é de abocanhar a mama da mãe por forma a fazer vácuo e assim conseguir extrair leite.
Efetivamente, não raras vezes, é sugerido às mães que recorram ao uso de bicos de silicone por um estes destes dois motivos:
– Proteger a mama
– Mamas imperfeitas
Quando tal se deve, na realidade, a uma de duas razões:
– O bebé é ainda um recém-nascido com não mais de 2/3 dias e que não sabe ainda bem abocanhar a mama da mãe ou
– Estamos no momento de descida de leite e a mama está demasiado grande, dura, quente e tensa para que o bebé a consiga abocanhar.
Em qualquer dos cenários, o bico de silicone não deve ser a 1ª opção, ainda que na generalidade das vezes, particularmente no segundo cenário descrito, o seu uso bem orientado se possa revelar solucionador do momento vivido.
No caso do 1º cenário, e atendendo a que falamos seguramente da fase colostro, torna-se fundamental não só ensinar este bebé a mamar e a fazer uma boa pega, como deixar que tal provoque o seu efeito na mama, dando instruções ao cérebro de que deve produzir leite. A colocação de bicos de silicone nesta fase interfere com a correta estimulação da mama.
Já no segundo cenário, e estando a mama demasiado tensa, quando não sentimos na dupla mãe/bebé a calma necessária a uma drenagem manual que possa aliviar a mama o suficiente para o bebé abocanhar, colocar 1 bico de silicone – preferencialmente apenas 1 ou 2 minutos – pode funcionar. Há que fazê-lo tendo presente o motivo e não prolongando o seu uso para lá do necessário ao cumprimento deste propósito.