A importância do toque
Há já alguns dias que tento escrever este artigo…..tentar por palavras transmitir a importância do toque no desenvolvimento infantil é de enorme responsabilidade…. Se por um lado há tanto, mas tanto para partilhar, por outro lado há muito mais para vivenciar.
Fechei então os olhos e deixei-me levar pelas sensações…..pelas emoções que o toque me permitiu viver…..
– lembro-me com saudade das festinhas no cabelo que a minha avó me fazia quando me ajoelhava a seus pés com a cabeça em repouso no seu regaço….que reconfortantes eram….toda a calma que a sabedoria e a idade lhe ensinaram passava naquelas mãos, únicas para mim……
– lembro com ternura todas as estórias que me contava vezes sem conta, a meu pedido, enquanto me lavava, todas as noites, antes de ir para a cama… – sinto ainda como é poderoso o abraço do meu marido, todos os dias, quando lhe digo que o amo….aquele abraço que me diz sempre que está tudo bem, que vamos superar mais um dia nesta que é hoje uma luta diária na prossecução dos nossos objectivos….
– observo com contentamento a forma como a minha filha abraça as suas “filhas” – bonecas com nome, a quem pergunta o que querem comer e que a aconchegam nos seus sonhos de criança com 4 anos….
– sinto com alegria a diferença que fazem as canções de embalar, acompanhadas pelos miminhos nas costas (“por dentro das costas mamã”) a cada beijo de boa noite que lhe dou….
– chorei com a descrição das emoções sentidas pelo casal que teve uma bebé prematura e que ao longo de quase um mês não a pode tocar…..
E aqui percebemos a importância do toque!!!
Como em tantas situações nas nossas atarefadas vidas, apenas a privação nos faz valorizar algo.
Os nossos bebés precisam de ser tocados, acariciados, massajados…..as nossas mãos falam, os nossos dedos vêem!
Conhecemos e damo-nos a conhecer, e quem sabe um dia acordem como eu hoje acordei: – com a minha filha a acariciar-me o rosto e a dizer “- mamã, gosto tanto de te tocar! És tão linda!”
E o dia já valeu!
Autora: Joana Freitas – Instrutora de Massajem Infantil, credenciada IAIM – International Association of Infant Massage